Pronomes pessoais

      Você lembra o que são pronomes?

      Pronomes pessoais são palavras que acompanham ou substituem um nome.

      Os pronomes pessoais são divididos em caso reto e oblíquo, conforme tabela abaixo:


Caso Reto Caso oblíquo
I eu me me, mim
you você, tu you lhe, o, a, te, ti, a você
he ele him lhe, o, a ele
she ela her lhe, a, a ela
it ele, ela (neutro) it lhe, o, a
we nós us nos
you vocês, vós you vos, lhes, a vocês
they eles, elas them lhes, os, as


      Vejamos alguns exemplos:


      Gênesis 3:10:

      So he said, I heard Your voice in the garden, and I was afraid because I was naked; and I hid myself.
      Ele respondeu: (Eu) Ouvi a tua voz no jardim, e, porque eu estava nu, (eu) tive medo, e (eu) me escondi.


     Gênesis 17:18:

     And Abraham said to God, Oh, that Ishmael might live before You!
     Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti!


      Marcos 9:35:

      And He sat down, called the twelve, and said to them, "If anyone desires to be first, he shall be last of all and servant of all."
      E Ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.


      Mateus 1:21:

      And she will bring forth a Son, and you shall call His name Jesus, for He will save His people from their sins.
      Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles.


      Marcos 6:19:

      Therefore Herodias held it against him and wanted to kill him, but she could not.
      E Herodias o odiava, querendo matá-lo, e não podia.


      Marcos 6:15:

     Others said, "It is Elijah."And others said, "It is the Prophet, or like one of the prophets."
     Outros diziam: (Ele ) é Elias; ainda outros: (Ele) é profeta como um dos profetas.


      Gênesis 3:2:

      And the woman said to the serpent, "We may eat the fruit of the trees of the garden;
      Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim (nós) podemos comer,


      João 13:13:

      You call me Teacher and Lord, and you say well, for so I am.
      Vós me chamais o Mestre e o Senhor e (vós) dizeis bem; porque Eu o sou.


      Mateus 17:16:

      "So I brought him to Your disciples, but they could not cure him."
      (Eu) Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.


      *Nota: Em alguns casos em inglês o sujeito fica subentendido (não demonstrado), para uma maior compreensão demonstramos o sujeito entre parênteses.

Exercícios com a Palavra de Deus!

Procure versículos para os tópicos em que você encontrou dificuldade.
Praticando você não mais esquecerá!


Encontrou algum erro em algum de gramática?

Por favor entre em contato conosco!


Postar um comentário

0 Comentários