Presente EN/PT

O Verbo ter, em inglês "to have", pode ser usado como verbo auxiliar ou principal.

Vejamos seu modo de uso na tabela abaixo:


Presente Simples
Forma afirmativa Forma negativa Forma interrogativa
I pray I don't pray Do I pray?
Eu oro Eu não oro Eu oro?
You pray You don't pray Do you pray?
Você ora Você não ora Você ora?
He prays He doesn't pray Does he pray?
Ele ora Ele não ora Ele ora?
She prays She doesn't pray Does she pray?
Ela ora Ela não ora Ela ora?
It prays It doesn't pray Does it pray?
Ele/Ela ora Ele/Ela não ora Ele/Ela ora?
We pray We don't pray Do we pray?
Nós oramos Nós não oramos Nós oramos?
You pray You don't pray Do you pray?
Vocês oram Vocês não oram Vocês oram?
They pray They don't pray Do they pray?
Eles/Elas oram Eles/Elas não oram Eles/Elas oram?


Vejamos alguns exemplos:


Salmos 139:21:

Do I not hate them, O LORD, who hate You? And do I not loathe those who rise up against You?
Não aborreço eu, SENHOR, os que te aborrecem? E (eu) não abomino os que contra ti se levantam?


Gênesis 24:6:

But Abraham said to him, "Beware that you do not take my son back there.
Respondeu-lhe Abraão: Cautela! (Você) Não faças voltar para lá meu filho.


Provérbios 27:1:

Do not boast about tomorrow, For you do not know what a day may bring forth.
Não te glories do dia de amanhã, porque (você) não sabes o que trará à luz.


Ezequiel 20:49:

Then I said, "Ah, Lord GOD! They say of me, ‘Does he not speak parables?’"
Então, disse eu: ah! SENHOR Deus! Eles dizem de mim: Não é ele proferidor de parábolas?


Malaquias 2:10:

Have we not all one Father? Has not one God created us? Why do we deal treacherously with one another By profaning the covenant of the fathers?
Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que (nós) seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?


Mateus 11:18:

"For John came neither eating nor drinking, and they say, ‘He has a demon.’"
Pois veio João, que não comia nem bebia, e (eles) dizem: Tem demônio!


*Nota 1: Note que no presente simples, o verbo recebe uma flexão na 3ª pessoa do singular, recebendo o acréscimo de um "s" e "Do" (verbo fazer) recebe um acréscimo de "es" passando a ser "Does".

*Nota 2: Veja que "don't" é uma contração de "do not" e "doesn't" é uma contração de "does not".


Presente progressivo

Presente progressivo
Forma afirmativa Forma negativa Forma interrogativa
I am praying I'm not praying Am I praying?
Eu estou orando Eu não estou orando Estou orando?
You are praying You're not praying Are you praying?
Você está orando Você não está orando Você está orando?
He is praying He's not praying Is he praying?
Ele está orando Ele não está orando Ele está orando?
She is praying She's not praying Is she praying?
Ela está orando Ela não está orando Ela está orando?
It is praying It's not praying Is it praying?
Ele/Ela está orando Ele/Ela não está orando Ele/Ela está orando?
We are praying We're not praying Are we praying?
Nós estamos orando Nós não estamos orando Nós estamos orando?
You are praying You're not praying Are you praying?
Vocês estão orando Vocês não estão orando Vocês estão orando?
They are praying They're not praying Are they praying?
Eles/Elas estão orando Eles/Elas não estão orando Eles/Elas estão orando?



*Nota 1: Note que no presente progressivo, o verbo não recebe nenhuma flexão.

*Nota 2: Veja que "You're" é uma contração de "You are" e "He's" é uma contração de "He is".


Vejamos alguns exemplos:


Deuteronômio 9:1:

"Hear, O Israel: You are to cross over the Jordan today, and go in to dispossess nations greater and mightier than yourself, cities great and fortified up to heaven,
Ouve, ó Israel, (Você) Passarás hoje o Jordão, para entrares a possuir nações maiores e mais fortes do que tu; cidades grandes e muradas até aos céus;


Jó 40:23:

Indeed the river may rage, Yet he is not disturbed; He is confident, though the Jordan gushes into his mouth,
Se um rio transborda, ele não se apressa; fica tranqüilo ainda que o Jordão se levante até à sua boca.


Lucas 24:6:

"He is not here, but is risen! Remember how He spoke to you when He was still in Galilee,
Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia,


Jó 18:3:

Why are we counted as beasts, And regarded as stupid in your sight?
Por que (nós) somos reputados por animais, e aos teus olhos passamos por curtos de inteligência?


Presente Simples - Afirmativa
Pronomes pessoais Tradução
I have Eu tenho
You have Você tem
He has Ele tem
She has Ela tem
It has Ele tem / Ela tem (neutro)
We have Nós temos
You have Vocês têm
They have Eles têm / Elas têm


1 Coríntios 9:17:

For if I do this willingly, I have a reward;
Se o faço de livre vontade, tenho galardão;


João 10:16:

And other sheep I have which are not of this fold;
Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco;


João 10:18b:

I have power to lay it down, and I have power to take it again.
Tenho autoridade para a entregar e também (tenho) para reavê-la.


Apocalipse 2:4:

Nevertheless I have this against you, that you have left your first love.
Tenho porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.


Gênesis 33:9:

But Esau said, "I have enough, my brother; keep what you have for yourself."
Então, disse Esaú: Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que (você tem) tens.


Jó 4:3:

Surely you have instructed many, And you have strengthened weak hands.
Eis que (você tem) tens ensinado a muitos e (você tem) tens fortalecido mãos fracas.


Gênesis 24:36b:

and to him he has given all that he has.
a este deu ele tudo quanto (ele) tem.


Números 27:9:

If he has no daughter, then you shall give his inheritance to his brothers.
E, se (ele) não tiver filha, então, a sua herança dareis aos irmãos dele.


Gênesis 24:25:

Moreover she said to him, "We have both straw and feed enough, and room to lodge."
E acrescentou: (Nós) Temos palha, e muito pasto, e lugar para passar a noite.


Juízes 10:15a:

And the children of Israel said to the LORD, "We have sinned!
Mas os filhos de Israel disseram ao SENHOR: (Nós) Temos pecado;


Lucas 16:29:

"Abraham said to him, ‘They have Moses and the prophets; let them hear them.’
Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.


Em muitos casos na bíblia você verá que o sujeito fica subentendido:


Ezequiel 11:6:

"You have multiplied your slain in this city, and you have filled its streets with the slain."
(Vocês têm multiplicado) Multiplicastes os vossos mortos nesta cidade e deles enchestes as suas ruas.


Ezequiel 11:8:

"You have feared the sword; and I will bring a sword upon you," says the Lord GOD.
(Você têm temido) Temestes a espada, mas a espada trarei sobre vós, diz o SENHOR Deus.


Apocalipse 2:25:

But hold fast what you have till I come.
Tão-somente conservai o que (você tem) tendes, até que eu venha.



Presente Simples - Negativa
Pronomes pessoais Tradução
I do not have Eu não tenho
You do not have Você não tem
He does not have Ele não tem
She does not have Ela não tem
It does not have Ele não tem / Ela não tem (neutro)
We do not have Nós não temos
You do not have Vocês não têm
They do not have Eles não têm / Elas não têm


  João 8:49:

Jesus answered, "I do not have a demon; but I honor My Father, and you dishonor Me.
Replicou Jesus: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro a meu Pai, e vós me desonrais.


Atos 3:6a:

Then Peter said, Silver and gold I do not have, but what I do have I give you:
Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou:


2 Coríntios 8:12:

For if there is first a willing mind, it is accepted according to what one has, and not according to what he does not have.
Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem.


2 Reis 4:14:

"Actually, she has no son, and her husband is old."
Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho.


Tiago 2:17:

Thus also faith by itself, if it does not have works, is dead.
Assim, também a fé, se (ela) não tiver obras, por si só está morta.


Hebreus 4:15:

For we do not have a High Priest who cannot sympathize with our weaknesses,
Porque (nós) não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas;


  João 2:3:

And when they ran out of wine, the mother of Jesus said to Him, "They have no wine."
Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.


João 15:22b:

but now they have no excuse for their sin.
mas, agora, (eles) não têm desculpa do seu pecado.



Presente Simples - Interrogativa
Pronomes pessoais Tradução
Do I have? Eu tenho?
Do you have? Você tem?
Does he has? Ele tem?
Does she has? Ela tem?
Does it has? Ele tem? / Ela tem? (neutro)
Do we have? Nós temos?
Do you have? Vocês têm?
Do they have? Eles têm? / Elas têm?


Ezequiel 18:23:

"Do I have any pleasure at all that the wicked should die?" says the Lord GOD,
Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus;


Jó 6:11:

"What strength do I have, that I should hope?
  Por que esperar, se já não tenho forças?


Jó 10:4:

Do You have eyes of flesh? Or do You see as man sees?
Tens tu olhos de carne? Acaso, vês tu como vê o homem?


Mateus 15:34a:

Jesus said to them, "How many loaves do you have?"
Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes?


  Juízes 18:3c:

  What do you have here?
  E que é que (você) tens aqui?


1 Coríntios 9:4:

Do we have no right to eat and drink?
Não temos nós o direito de comer e beber?


Marcos 14:63b:

What further need do we have of witnesses?
Que mais necessidade (nós) temos de testemunhas?


Jeremias 35:9:

nor to build ourselves houses to dwell in; nor do we have vineyard, field, or seed.
nem edificamos casas para nossa habitação; (nós) não temos vinha, nem campo, nem semente.


Jeremias 8:9b:

So what wisdom do they have?
que sabedoria é essa que eles têm?

Exercícios com a Palavra de Deus!

Procure versículos para os tópicos em que você encontrou dificuldade.
Praticando você não mais esquecerá!


Encontrou algum erro em algum de gramática?

Por favor entre em contato conosco!


Postar um comentário

0 Comentários